25 março 2013

Marcos do desenvolvimento: 1 Mês

Olá coleguinhas!! Então a partir de hoje, todo mês eu farei um post com os marcos do desenvolvimento do bebê em cada mês. 

Obs: Os trechos a seguir são retirados de dois livros: A vida do Bebê e Guia do Bebê.

Como ele é: Com quatro semanas o bebê já não é tão passivo e mole como ao nascer. Apresenta sinais de satisfação durante o banho e reage ao sentir desconforto. Acorda para comer, chora quando tem fome e para se fazer lembrar. Adora tomar banho, mas geralmente não gosta de ser despido ou vestido.  Fixa a claridade nas janelas e lâmpadas, bem como as cores vermelha e laranja, mas seu interesse se concentra mais em fisionomias do que objetos. Tranquiliza-se ao escutar ruídos leves.
Entre uma soneca e outra, o bebê consegue reconhecer a mamãe pelo cheiro e pela voz. Ele também é capaz de enxerga-la, mas só quando você encosta o seu rosto no dele. Com os dedos ele agarra, por reflexo, aqueles objetos colocados à sua frente. O primeiro sorriso pode aparecer antes do 2 mês.
Como estimular: para o bebê abrir os olhos, coloque o seu rosto bem próximo ao campo de visão dele e converse com ele. Balançar um brinquedo colorido à sua frente também irá ajuda-lo a fortalecer a musculatura do pescocinho. De vez em quando deixe o pequeno no seu colo virado para frente. A curiosidade fara com que ele desenvolva o campo de visão.
Uma curiosidade relatada no livro: geralmente as mamãe seguram o bebe com o braço esquerdo ( o lado do coração) tanto destras e canhotas. O bebê se sente melhor nesta posição porque, escuta os batimentos do coração materno, que já ouvia dentro do útero, se sentindo assim mais seguro.

O Matheus: esta super esperto, já não tem dormido tanto durante o dia como antes, o que é muito gostoso, pois, canto e brinco com ele aos monte. Ele adora ficar olhando para a claridade, parece a coisa mais inacreditável para ele. Esta cada vez mais risonho e presta atenção que é uma beleza. Não pode ouvir minha voz que fica me procurando e se tiver no colo de alguém já chora para fim para o meu. Adora escutar a voz de taquara rachada da Mãe rsrsrs e tem dias que só que dormi sentindo o meu cheirinho no meu colo. Já brinca na agua na hora do banho, mexendo o corpinho para frente e para trás ele se diverti!! Babo no meu pequeno o dia inteiro e morro de ciúmes dele meninas, não pode sair do meu campo de visão (Vocês são assim também?).
Um grande beijo e fiquem com Deus!!!!

3 comentários:

  1. Oi amiga lindo blog!! estou te seguindo adoraria que você me seguisse também http://hellomulheres.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Ele ta tao lindo!Sei que vai parecer clichê...masss...aproveite bastante passa rapidinho,hahahahhahah!Bjooooooooooo

    www.cotidianomaterno.com

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...